Qual a diferença entre assessoria de imprensa, agência de comunicação e relações públicas?

Embora a assessoria de imprensa, agência de comunicação e relações públicasa grosso modo apresentem alguma semelhança entre si, é comum vermos essa impressão gerar muita confusão.

Ao contrário do que parece, apesar de soar semelhantes, a assessoria de imprensa, relações públicas e agência de comunicação são coisas diferentes, possuem também particularidades muito marcantes e que devem ser esclarecidas. 

Se você ainda não sabe qual a diferença que existe entre a assessoria de imprensa, agência de comunicação e relações públicas, entenda a seguir quais são. 

Vale ressaltar que as três áreas são consideravelmente importantes para a obtenção de sucesso de uma empresa.

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Entenda o que faz a assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa possui atividade focada em canais de comunicação. Ela realiza a ponte, o intermédio entre a empresa (ou determinada marca) e a imprensa, ou os chamados meios de comunicação. 

A assessoria auxilia na formação de referência no mercado, aumenta a credibilidade da empresa (ou marca) e atua com SEO (Serach Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), que são técnicas adotadas para que a empresa (ou marca) seja encontrada pelos sistemas de busca, como o Google.

O assessor de imprensa é um profissional formado em jornalismo ou relações públicas, devidamente capacitado a estabelecer contato com equipe de repórteres ou veículos de comunicação como televisão, rádios, podcasts e impressos.

A função da agência de comunicação

Especialista em publicidade, marketing e propaganda, a agência de comunicação tem como função gerar a conexão da empresa (ou marca) e o seu público-alvo. 

Por meio do conhecimento da empresa ou marca, a agência de comunicação levanta objetivos a serem alcançados. Também elabora, planeja e gerencia as características da publicidade a ser realizada, gerando maior competitividade no mercado. 

Agências de comunicação são frequentemente contratadas por representarem mão de obra especializada na empresa cliente, traduzindo em uma forma de redução de custos, otimização de funções internas, desenvolvimento métricas de resultados de marketing e união de marketing e vendas visando os mesmos objetivos.

A agência de comunicação pode ser formada por profissionais formados em jornalismo, marketing, publicidade e propaganda, ou relações públicas.

Conheça a atividade de Relações Públicas

Relações Públicas é a atividade que elabora e executa estratégias de relacionamento das organizações (empresariais, públicas, sociais ou de pessoas) com seus públicos-alvo.

Visam combinar interesses, de forma estratégica, para que se estabeleçam bons relacionamentos e estes promovam resultados que beneficiam a empresa ou marca e o seu público-alvo, aproximando-as. 

Em outras palavras, Relações Públicas visa basicamente gerenciar a imagem de uma empresa, com objetivo de aumentar sua reputação na mídia.

Além de desempenhar o papel de cuidar da reputação da marca (ou empresa), o profissional de Relações Públicas pode desenvolver estratégias para elevar vendas e atrair novos clientes, com a chamada estratégia de comunicação da marca. Ele pode elaborar e executar o plano de comunicação de uma organização pública ou privada.

A atividade de Relações Públicas é desempenhada por profissionais formados em Relações Públicas, jornalismo ou publicidade.

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