Digital influencer, ou influenciador digital, é uma pessoa que atua nas redes sociais com o chamado marketing de influência. Eles produzem conteúdos para seu público nas redes sociais, seus seguidores, influenciando seu comportamento.
Em vista disso, muitas marcas têm recorrido ao digital influencer, com o objetivo de obter destaque nas redes sociais. Uma pesquisa realizada pela Global Web Index – Market Snapshot Brasil 2022, apontou que 63% dos brasileiros adotam as mídias sociais para conhecer marcas de interesse. Esse número é maior do que aqueles que recorrem aos buscadores como o Google, com somente 57%.
Para que a parceria entre digital influencer e determinada marca traga resultados satisfatórios, é necessário contratar o digital influencer ideal para representá-la.
Neste artigo, você aprenderá como contratar um digital influencer para auxiliar sua marca, ou negócio, a se tornar relevante nas mídias sociais.
Como contratar o digital influencer ideal?
Para encontrar o profissional ideal, primeiramente, é necessário avaliar as características da sua marca e o posicionamento ideal para o seu público alvo.
Em seguida, defina como deveria ser um digital influencer adequado a representar a sua marca e, em qual momento, será necessário contratar um digital influencer.
Avalie quais profissionais podem ser bons representantes para sua marca. Com a lista realizada, avalie os seguintes critérios:
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Público-alvo
O digital influencer tem o mesmo público-alvo que a sua marca ou negócio visa atrair? Avalie este ponto para todos os influencers listados.
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Linguagem adotada e conteúdos
Avalie se a linguagem de cada profissional está em acordo com a proposta de valor da sua marca ou negócio. Esse ponto é também muito importante, pois reflete na imagem que o público terá da sua marca.
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Custos
A forma de pagamento varia conforme preferência do digital influencer. Em geral, praticam valores mensais ou valores por exibição / clique de anúncio ou conversão.
Avalie os valores praticados por cada digital influencer, e descarte aqueles que o custo de contratação é inviável.
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Engajamento
Depois de avaliados os possíveis influenciadores e sua viabilidade de contratação, avalie o engajamento de seus conteúdos com seus seguidores.
Esse ponto não é menos importante do que os demais apresentados, uma vez que é importante que o digital influencer tenha a atenção do público para transmitir a mensagem desejada da marca que irá promover. Se não tem engajamento, não tem retorno esperado para a marca contratante.
É muito comum a prática de solicitar aos influenciadores os dados estatísticos de visualizações e engajamento de seus perfis nas redes sociais.
Prejuízos com a contratação do digital influencer inadequado
A contratação de um influenciador deve ser realizada de forma cautelosa, considerando todos os pontos mencionados, uma vez que quando realizada de forma inadequada pode trazer resultados indesejados e até atrapalhar o crescimento da marca ou do negócio.
Apesar da cautela necessária, não é tão complicado acertar na escolha. Acompanhe o trabalho do profissional escolhido, verificando os resultados obtidos para ponderar se a continuidade da parceria deve ser (ou não) mantida.
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