Digital Influencer: como contratar?

Digital influencer, ou influenciador digital, é uma pessoa que atua nas redes sociais com o chamado marketing de influência. Eles produzem conteúdos para seu público nas redes sociais, seus seguidores,  influenciando seu comportamento. 

Em vista disso, muitas marcas têm recorrido ao digital influencer, com o objetivo de obter destaque nas redes sociais. Uma pesquisa realizada pela Global Web Index – Market Snapshot Brasil 2022, apontou que 63% dos brasileiros adotam as mídias sociais para conhecer marcas de interesse. Esse número é maior do que aqueles que recorrem aos buscadores como o Google, com somente 57%.

Para que a parceria entre digital influencer e determinada marca traga resultados satisfatórios, é necessário contratar o digital influencer ideal para representá-la.

Neste artigo, você aprenderá como contratar um digital influencer para auxiliar sua marca, ou negócio, a se tornar relevante nas mídias sociais.

Como contratar o digital influencer ideal?

Para encontrar o profissional ideal, primeiramente, é necessário avaliar as características da sua marca e o posicionamento ideal para o seu público alvo.

Em seguida, defina como deveria ser um digital influencer adequado a representar a sua marca e, em qual momento, será necessário contratar um digital influencer.

Avalie quais profissionais podem ser bons representantes para sua marca. Com a lista realizada, avalie os seguintes critérios:

  1. Público-alvo

O digital influencer tem o mesmo público-alvo que a sua marca ou negócio visa atrair? Avalie este ponto para todos os influencers listados.

  1. Linguagem adotada e conteúdos

Avalie se a linguagem de cada profissional está em acordo com a proposta de valor da sua marca ou negócio. Esse ponto é também muito importante, pois reflete na imagem que o público terá da sua marca.

  1. Custos

A forma de pagamento varia conforme preferência do digital influencer. Em geral, praticam valores mensais ou valores por exibição / clique de anúncio ou conversão. 

Avalie os valores praticados por cada digital influencer, e descarte aqueles que o custo de contratação é inviável.

  1. Engajamento

Depois de avaliados os possíveis influenciadores e sua viabilidade de contratação, avalie o engajamento de seus conteúdos com seus seguidores. 

Esse ponto não é menos importante do que os demais apresentados, uma vez que é importante que o digital influencer tenha a atenção do público para transmitir a mensagem desejada da marca que irá promover.  Se não tem engajamento, não tem retorno esperado para a marca contratante.

É muito comum a prática de solicitar aos influenciadores os dados estatísticos de visualizações e engajamento de seus perfis nas redes sociais.

Prejuízos com a contratação do digital influencer inadequado

A contratação de um influenciador deve ser realizada de forma cautelosa, considerando todos os pontos mencionados, uma vez que quando realizada de forma inadequada pode trazer resultados indesejados e até atrapalhar o crescimento da marca ou do negócio.

Apesar da cautela necessária, não é tão complicado acertar na escolha. Acompanhe o trabalho do profissional escolhido, verificando os resultados obtidos para ponderar se a continuidade da parceria deve ser (ou não) mantida. 

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