Gestão de Crise: Manual da Gestão de Crise

Manual de Crise é um instrumento documental que apresenta o roteiro a ser seguido quando ocorre alguma situação grave dentro de uma empresa. Entende-se por crise toda e qualquer situação que envolve e interfere direta ou indiretamente a atividade da empresa. 

Como exemplo de crise, podem ser citados as situações de aumento da concorrência, acidentes, produtos sendo falsificados, catástrofes devido ao clima, oscilações no mercado, entre outras situações possíveis que possam afetar diretamente a empresa.

Qual a importância da construção do Manual de Crise?

A construção do Manual de Crise na empresa representa um grande passo para assegurar sua estabilidade, independente do seu porte ou área de atuação. Ao se preparar para uma possível crise, a empresa mostra que está preparada para o mercado e suas adversidades.

Este manual é a primeira etapa para a construção do plano de gerenciamento de crise, de forma que a partir dele se consiga viabilizar formas de proteger a empresa de adversidades que gerem impactos negativos, e afetem a imagem e a estabilidade financeira da empresa.

Sabe-se que a imagem possui valor inestimável para a empresa, uma vez que ela é sua reputação no mercado. Atingida a imagem da empresa de forma negativa, são necessárias muitas ações e tempo para reverter a percepção ruim que o público consumidor adquiriu.

Se for necessário se comunicar com a empresa, o assessor de imprensa vai orientá-la e auxiliá-la nesse momento, para que haja clareza e objetividade no momento de crise, para que os danos sejam os menores possíveis. 

Benefícios do Manual de Crise para uma empresa

Entre os benefícios que o Manual pode promover, destacam-se:

  • Controle de impactos: o manual de crise ajuda a empresa a ter direcionamento para a gestão correta da crise, minimizando efeitos negativos dela;
  • Ação rápida e eficaz: com o manual elaborado, toda a equipe é treinada para agir rapidamente e de forma eficaz conforme a situação;
  • Evita reincidências: uma vez aplicada a gestão de crise de forma correta, através do manual, é possível evitar que falhas ocorridas voltem a se repetir;
  • Responsabilidade social: quando a empresa se mostra preparada para evitar uma crise, ela demonstra o quanto se preocupa com a sociedade de modo geral;
  • Sobrevivência da empresa: estando apta a evitar falhas e crises, a empresa tem mais chances de sobreviver no mercado.

Quem pode desenvolver um Manual de Crise?

O Manual deve ser desenvolvido por todas as áreas de uma dada empresa, não deve ficar restrito a um único setor. 

Esse envolvimento multidisciplinar pode auxiliar na obtenção do comprometimento de todas as áreas da empresa para enfrentar situações adversas.

Conheça nossos cases. 

Quando desenvolver um Manual de Crise?

O Manual de Crise é desenvolvido depois de realizado o planejamento de crise. Geralmente essa etapa ocorre após auditoria de riscos e vulnerabilidade, que apresenta as áreas que podem gerar a crise e gera uma espécie de diagnóstico de crise da empresa.

Aproveite para seguir nosso Linkedin. 

× Como posso te ajudar?