A assessoria de imprensa representa a peça fundamental no crescimento de uma marca ou negócio. 

Com existência há mais de cem anos, esse ramo da comunicação promove, de forma estratégica, a evidência de seus clientes assessorados na mídia, e trazem resultados consideráveis.

Em outras palavras a Assessoria de Imprensa é o aliado das empresas para construção do Branding da Marca

A assessoria de imprensa

Em resumo a modalidade de comunicação de uma marca ou negócio, a assessoria de imprensa atua de forma estratégica com o objetivo de promover o seu bom relacionamento nos diversos veículos de comunicação existentes. 

Em outras palavras, a assessoria de imprensa está por trás do relacionamento entre o cliente (assessorado) e a mídia (ou veículos de comunicação).

Nesse sentido ela pode atuar com todos os tipos e tamanhos de empresas que desejam evidenciar e crescer seus negócios, tornando-se relevantes ao mercado.

Quais benefícios a assessoria de imprensa promove?

Certamente ao atuar como mediadora entre a marca ou negócio e a mídia, a assessoria de imprensa pode fortalecê-los de forma contínua, promovendo os seguintes benefícios:

  • Controlar a mensagem que a empresa deseja passar: ela adequa a linguagem da marca ou negócio em consonância com os objetivos da marca;
  • Promove produtos, ofertas e serviços da marca ou negócio;
  • Gera maior reputação e evidência da marca ou negócio em relação à sua concorrência;
  • Identifica a necessidade do público-alvo para gerar estratégias de divulgação assertivas;
  • Atrai e inspira os novos seguidores para a marca ou negócio;
  • Transforma seus seguidores em clientes;
  • Propõe ideias para gestão de crises, evitando possíveis prejuízos ao assessorado;
  • Torna a marca ou negócio autoridade em sua área de atuação.

Tendo em vista todos esses benefícios, pode-se afirmar que a assessoria de imprensa potencializa consideravelmente a sua marca ou negócio.

Quais os tipos de assessoria de imprensa que existem?

São vários os tipos de assessoria que podem atuar principalmente para evidenciar uma marca ou negócio. 

Entretanto é preciso estar alinhado com toda estratégia da marca. Veja a seguir os principais: 

  • Assessoria proativa: atua na mídia visando basicamente o posicionamento da marca ou negócio no mercado de atuação. Ela evidencia o assessorado, o expõe de forma considerável e torna-o reconhecido em seu público, através de uma linguagem alinhada a todos os princípios da sua marca ou negócio;
  • Assessoria mista: atua de forma ampla, promovendo a disseminação de conteúdos e se relacionando com a mídia, por meio de boas estratégias que visem garantir efetividade;
  • Assessoria sazonal: pode ser contratada especificamente para atuar frente a um evento ou situação que requer maiores cuidados com o relacionamento entre assessorado e mídia, atrelada a um baixo custo de execução (Conheça o case 6ª edição do Festival Gastronômico da Jabuticaba);
  • Assessoria reativa: tipo de assessoria que visa evitar ou controlar danos ao assessorado. Atua principalmente em situações de crises, como em casos de publicidade negativa;
  • Assessoria interna: assessoria que visa promover a imagem da empresa internamente, evidenciando suas qualidades e suas metas. Também auxilia em momentos de crises, com pronunciamentos ou auxiliando porta-vozes em entrevistas;
  • Assessoria externa: tipo de assessoria contratada por empresas para ações pontuais, realizadas de forma externa ao assessorado, gerando comunicação com o público que promova estrategicamente os seus produtos ou serviços.

Você pode ler o artigo “O vício de uma assessora de imprensa” escrito pela Bianca Custodia da Zaru Comunicação.

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